COMO CELEBRAR A VIDA EM MOMENTOS DE CONQUISTAS IMPORTANTES
Os crentes são chamados a renunciar às paixões da carne e a seguir a orientação do Espírito
Gálatas 5:16-26 Digo, porém: andai no Espírito e jamais satisfareis à concupiscência da carne. Porque a carne milita contra o Espírito, e o Espírito, contra a carne, porque são opostos entre si; para que não façais o que, porventura, seja do vosso querer. Mas, se sois guiados pelo Espírito, não estais sob a lei. Ora, as obras da carne são conhecidas e são: prostituição, impureza, lascívia, idolatria, feitiçarias, inimizades, porfias, ciúmes, iras, discórdias, dissensões, facções, invejas, bebedices, glutonarias e coisas semelhantes a estas, a respeito das quais eu vos declaro, como já, outrora, vos preveni, que não herdarão o reino de Deus os que tais coisas praticam. Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio. Contra estas coisas não há lei. E os que são de Cristo Jesus crucificaram a carne, com as suas paixões e concupiscências. Se vivemos no Espírito, andemos também no Espírito. Não nos deixemos possuir de vanglória, provocando uns aos outros, tendo inveja uns dos outros.
Análise de hoje:
Gálatas 5:16-26 é parte da carta de Paulo aos Gálatas, onde ele enfatiza a liberdade em Cristo e a vida no Espírito em contraste com a escravidão à Lei e aos desejos carnais. Paulo orienta os cristãos a viverem de acordo com o Espírito Santo, o que resulta em uma vida caracterizada pelo “fruto do Espírito”. O texto também faz uma distinção clara entre as obras da carne e o fruto do Espírito, mostrando que aqueles que vivem pela carne não herdarão o Reino de Deus, enquanto aqueles que vivem pelo Espírito produzem frutos espirituais que refletem o caráter de Deus.
Análise dos Versículos
Gálatas 5:16 Digo, porém: andai no Espírito e jamais satisfareis à concupiscência da carne.
Explicação: Paulo instrui os crentes a viverem guiados pelo Espírito Santo. Ao fazer isso, eles serão capacitados a resistir aos desejos carnais e pecaminosos. Viver “no Espírito” significa submeter-se ao controle e à influência do Espírito Santo, em vez de se deixar dominar pelos impulsos da carne.
Gálatas 5:17 Porque a carne milita contra o Espírito, e o Espírito, contra a carne, porque são opostos entre si; para que não façais o que, porventura, seja do vosso querer.
Explicação: Este versículo destaca o conflito contínuo entre a carne (a natureza pecaminosa) e o Espírito. Há uma batalha interna em todo cristão, onde os desejos da carne se opõem à orientação do Espírito. Esse conflito impede que façamos aquilo que desejamos naturalmente, mas nos impulsiona a seguir a vontade de Deus.
Gálatas 5:18 Mas, se sois guiados pelo Espírito, não estais sob a lei.
Explicação: Paulo explica que aqueles que são guiados pelo Espírito Santo não estão mais sujeitos à antiga Lei mosaica. O Espírito capacita os crentes a viverem de uma forma que agrada a Deus, não por uma imposição externa da Lei, mas por uma transformação interna.
Gálatas 5:19-21 Ora, as obras da carne são conhecidas e são: prostituição, impureza, lascívia, idolatria, feitiçarias, inimizades, porfias, ciúmes, iras, discórdias, dissensões, facções, invejas, bebedices, glutonarias e coisas semelhantes a estas, a respeito das quais eu vos declaro, como já, outrora, vos preveni, que não herdarão o reino de Deus os que tais coisas praticam.
Explicação: Paulo lista as obras da carne, que incluem uma série de comportamentos pecaminosos e autodestrutivos. Essas atitudes e práticas são incompatíveis com o Reino de Deus. Quem vive habitualmente em tais pecados não faz parte do Reino, pois essas obras revelam uma natureza que não foi regenerada pelo Espírito.
Gálatas 5:22-23 Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio. Contra estas coisas não há lei.
Explicação: Aqui, Paulo descreve o “fruto do Espírito” — as qualidades que se manifestam na vida daqueles que andam no Espírito. Essas virtudes são o resultado da obra do Espírito Santo no crente e refletem o caráter de Cristo. Não há lei contra essas virtudes, pois são inerentemente boas e agradáveis a Deus.
Gálatas 5:24 E os que são de Cristo Jesus crucificaram a carne, com as suas paixões e concupiscências.
Explicação: Os crentes que pertencem a Cristo são aqueles que “crucificaram” a carne, ou seja, tomaram uma decisão consciente de abandonar os desejos pecaminosos e viver de acordo com o Espírito. Isso é um processo contínuo de morrer para o pecado e viver para Deus.
Gálatas 5:25 Se vivemos no Espírito, andemos também no Espírito.
Explicação: Paulo exorta os crentes a não apenas terem a vida dada pelo Espírito, mas também a se comportarem de acordo com o Espírito. Isso significa que, se somos regenerados pelo Espírito, nossa conduta deve refletir essa nova vida.
Gálatas 5:26 Não nos deixemos possuir de vanglória, provocando uns aos outros, tendo inveja uns dos outros.
Explicação: Paulo alerta contra a vaidade e a inveja, que são atitudes da carne. Ele incentiva os crentes a não caírem na armadilha do orgulho ou da rivalidade, mas a viverem de forma humilde e amorosa, de acordo com o Espírito.
Explicações Adicionais
Paulo faz um contraste claro entre as obras da carne e o fruto do Espírito, mostrando que a vida cristã é marcada pela transformação. Os crentes são chamados a renunciar às paixões da carne e a seguir a orientação do Espírito, que resulta em um caráter que reflete o amor e a santidade de Deus.
Reflexão Final
Esses versículos de Gálatas 5:16-26 nos desafiam a viver de acordo com o Espírito Santo, resistindo aos desejos pecaminosos da carne. Esse texto nos ensina que, ao andarmos no Espírito, manifestamos o fruto do Espírito em nossas vidas, o que nos capacita a viver de forma plena e em sintonia com a vontade de Deus. Nossa vida, portanto, deve ser um reflexo da presença transformadora do Espírito em nós, evidenciada por amor, alegria, paz e outras virtudes que glorificam a Deus.
Fonte: Ministério Bíblia Fiel