Os crentes são chamados a renunciar às paixões da carne e a seguir a orientação do Espírito

Esses versículos de Gálatas 5:16-26 nos desafiam a viver de acordo com o Espírito Santo, resistindo aos desejos pecaminosos da carne. Esse texto nos ensina que, ao andarmos no Espírito, manifestamos o fruto do Espírito em nossas vidas...

4

COMO CELEBRAR A VIDA EM MOMENTOS DE CONQUISTAS IMPORTANTES

 

Os crentes são chamados a renunciar às paixões da carne e a seguir a orientação do Espírito

 

Gálatas 5:16-26 Digo, porém: andai no Espírito e jamais satisfareis à concupiscência da carne. Porque a carne milita contra o Espírito, e o Espírito, contra a carne, porque são opostos entre si; para que não façais o que, porventura, seja do vosso querer. Mas, se sois guiados pelo Espírito, não estais sob a lei. Ora, as obras da carne são conhecidas e são: prostituição, impureza, lascívia, idolatria, feitiçarias, inimizades, porfias, ciúmes, iras, discórdias, dissensões, facções, invejas, bebedices, glutonarias e coisas semelhantes a estas, a respeito das quais eu vos declaro, como já, outrora, vos preveni, que não herdarão o reino de Deus os que tais coisas praticam. Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio. Contra estas coisas não há lei. E os que são de Cristo Jesus crucificaram a carne, com as suas paixões e concupiscências. Se vivemos no Espírito, andemos também no Espírito. Não nos deixemos possuir de vanglória, provocando uns aos outros, tendo inveja uns dos outros.

Análise de hoje:
Gálatas 5:16-26 é parte da carta de Paulo aos Gálatas, onde ele enfatiza a liberdade em Cristo e a vida no Espírito em contraste com a escravidão à Lei e aos desejos carnais. Paulo orienta os cristãos a viverem de acordo com o Espírito Santo, o que resulta em uma vida caracterizada pelo “fruto do Espírito”. O texto também faz uma distinção clara entre as obras da carne e o fruto do Espírito, mostrando que aqueles que vivem pela carne não herdarão o Reino de Deus, enquanto aqueles que vivem pelo Espírito produzem frutos espirituais que refletem o caráter de Deus.

Análise dos Versículos
Gálatas 5:16 Digo, porém: andai no Espírito e jamais satisfareis à concupiscência da carne.
Explicação: Paulo instrui os crentes a viverem guiados pelo Espírito Santo. Ao fazer isso, eles serão capacitados a resistir aos desejos carnais e pecaminosos. Viver “no Espírito” significa submeter-se ao controle e à influência do Espírito Santo, em vez de se deixar dominar pelos impulsos da carne.

Gálatas 5:17 Porque a carne milita contra o Espírito, e o Espírito, contra a carne, porque são opostos entre si; para que não façais o que, porventura, seja do vosso querer.
Explicação: Este versículo destaca o conflito contínuo entre a carne (a natureza pecaminosa) e o Espírito. Há uma batalha interna em todo cristão, onde os desejos da carne se opõem à orientação do Espírito. Esse conflito impede que façamos aquilo que desejamos naturalmente, mas nos impulsiona a seguir a vontade de Deus.

Gálatas 5:18 Mas, se sois guiados pelo Espírito, não estais sob a lei.
Explicação: Paulo explica que aqueles que são guiados pelo Espírito Santo não estão mais sujeitos à antiga Lei mosaica. O Espírito capacita os crentes a viverem de uma forma que agrada a Deus, não por uma imposição externa da Lei, mas por uma transformação interna.

Gálatas 5:19-21 Ora, as obras da carne são conhecidas e são: prostituição, impureza, lascívia, idolatria, feitiçarias, inimizades, porfias, ciúmes, iras, discórdias, dissensões, facções, invejas, bebedices, glutonarias e coisas semelhantes a estas, a respeito das quais eu vos declaro, como já, outrora, vos preveni, que não herdarão o reino de Deus os que tais coisas praticam.
Explicação: Paulo lista as obras da carne, que incluem uma série de comportamentos pecaminosos e autodestrutivos. Essas atitudes e práticas são incompatíveis com o Reino de Deus. Quem vive habitualmente em tais pecados não faz parte do Reino, pois essas obras revelam uma natureza que não foi regenerada pelo Espírito.

Gálatas 5:22-23 Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio. Contra estas coisas não há lei.
Explicação: Aqui, Paulo descreve o “fruto do Espírito” — as qualidades que se manifestam na vida daqueles que andam no Espírito. Essas virtudes são o resultado da obra do Espírito Santo no crente e refletem o caráter de Cristo. Não há lei contra essas virtudes, pois são inerentemente boas e agradáveis a Deus.

Gálatas 5:24 E os que são de Cristo Jesus crucificaram a carne, com as suas paixões e concupiscências.
Explicação: Os crentes que pertencem a Cristo são aqueles que “crucificaram” a carne, ou seja, tomaram uma decisão consciente de abandonar os desejos pecaminosos e viver de acordo com o Espírito. Isso é um processo contínuo de morrer para o pecado e viver para Deus.

Gálatas 5:25 Se vivemos no Espírito, andemos também no Espírito.
Explicação: Paulo exorta os crentes a não apenas terem a vida dada pelo Espírito, mas também a se comportarem de acordo com o Espírito. Isso significa que, se somos regenerados pelo Espírito, nossa conduta deve refletir essa nova vida.

Gálatas 5:26 Não nos deixemos possuir de vanglória, provocando uns aos outros, tendo inveja uns dos outros.
Explicação: Paulo alerta contra a vaidade e a inveja, que são atitudes da carne. Ele incentiva os crentes a não caírem na armadilha do orgulho ou da rivalidade, mas a viverem de forma humilde e amorosa, de acordo com o Espírito.

Explicações Adicionais
Paulo faz um contraste claro entre as obras da carne e o fruto do Espírito, mostrando que a vida cristã é marcada pela transformação. Os crentes são chamados a renunciar às paixões da carne e a seguir a orientação do Espírito, que resulta em um caráter que reflete o amor e a santidade de Deus.

Reflexão Final
Esses versículos de Gálatas 5:16-26 nos desafiam a viver de acordo com o Espírito Santo, resistindo aos desejos pecaminosos da carne. Esse texto nos ensina que, ao andarmos no Espírito, manifestamos o fruto do Espírito em nossas vidas, o que nos capacita a viver de forma plena e em sintonia com a vontade de Deus. Nossa vida, portanto, deve ser um reflexo da presença transformadora do Espírito em nós, evidenciada por amor, alegria, paz e outras virtudes que glorificam a Deus.

Fonte: Ministério Bíblia Fiel

Compartilhe

Os crentes são chamados a renunciar às paixões da carne e a seguir a orientação do Espírito

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Além disso, não deixe de conferir também!

Explore também esses artigos que abordam a temática da fé e salvação!

1 Samuel

Livro de 1 Samuel completo, versão RA – JOÃO FERREIRA DE ALMEIDA REVISTA E ATUALIZADA.

Rute 4 ARA

Livro de RUTE completo, versão RA – JOÃO FERREIRA DE ALMEIDA REVISTA E ATUALIZADA.

Rute 3 ARA

Livro de RUTE completo, versão RA – JOÃO FERREIRA DE ALMEIDA REVISTA E ATUALIZADA.

Rute 2 ARA

Livro de RUTE completo, versão RA – JOÃO FERREIRA DE ALMEIDA REVISTA E ATUALIZADA.

Rute 1 ARA

Livro de RUTE completo, versão RA – JOÃO FERREIRA DE ALMEIDA REVISTA E ATUALIZADA.

Rute

Livro de RUTE completo, versão RA – JOÃO FERREIRA DE ALMEIDA REVISTA E ATUALIZADA.

Ministério Bíblia Fiel
Copyright © 2024
Ministério Bíblia Fiel
Copyright © 2024
Fale agora
Ministério Bíblia Fiel
Estamos prontos para responder suas mensagens
Fale agora
Ministério Bíblia Fiel
Estamos prontos para responder suas mensagens

Ministério Bíblia Fiel

Copyright © 2024

Este site utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência. Ao clicar em 'ok" e continuar navegando, você concorda com a nossa política de privacidade